segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bate-papo Ler Está Na Moda com o grupo Selo Brasileiro.

Brasília, 04 de agosto de 2011 – Ocorreu ontem, no palco da Livraria Cultura do Shopping CASAPARK, a terceira edição do bate-papo “Ler está na moda” comandado pela escritora e apresentadora Janaina Rico e realizado pela Del4s - assessoria literária e produção cultural.


O público lotou o auditório, que pôde assistir a quase uma hora de debate, com o tema “Jovens Escritores”. As grandes estrelas da tarde foram os autores Ana Paula Bergamasco (São Caetano/SP), Carolina Estrella (Niterói/RJ), Fábio Guolo (Curitiba/PR), Liana Cupini (Sorocaba/SP) e Marcos Bulzara (Piracicaba/SP), todos integrantes do grupo Selo Brasileiro.

Com a presença da Escola Classe Arniqueiras, várias crianças e adolescentes participaram ativamente do debate, fazendo perguntas, lendo textos e comentando seus autores preferidos. A aluna Vanessa Macedo Valente, de 10 anos, escreveu o seguinte texto durante a realização do evento:“Quando escrevemos algo, nos entregamos realmente e despejamos todas as emoções. Ser escritor é muito bom, pois podemos inventar muitas coisas e quando começamos algo queremos acabar e chegar lá. Por isso os escritores aqui presentes são muito responsáveis por nos inspirar. Seus livros são fantásticos”.

A próxima edição do evento ocorrerá em setembro. CAMPANHA LER ESTÁ NA MODA: Centrado em desenvolver atividades de incentivo à leitura, de forma integrada e lúdica ao processo de entretenimento e aprendizagem, o projeto contará com diversos eventos, tais como oficinas, desfiles, bate-papos, palestras e contações de histórias.

SELO BRASILEIRO: É um projeto criado por um grupo de autores nacionais para divulgar literatura e cultura, viajando pelo Brasil e incentivando a leitura fazendo contato com os leitores.

JANAINA RICO – Escritora, apresentadora, roteirista. Formada em Direito, abandonou a carreira jurídica para se dedicar à literatura.

DEL4S - A empresa atua com produção cultural e assessoria literária. Seu trabalho surgiu ao perceber a dificuldade que os artistas brasileiros possuem em divulgar e comercializar suas obras.





Águas Claras - RA XX - Matéria

Incentivando a leitura


Os alunos da Escola Classe Arniqueira participaram ontem do projeto “Ler está na moda”. Eles tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com escritores. O objetivo do projeto e incentivar a leitura através de textos que servem para divertir, emocionar, despertar a criatividade e o pensamento crítico.

O encontro, realizado pela escritora Gacy Simas, aconteceu no auditório da Livraria Cultura do shopping Casa Park. A escritora Janaina Rico, apresentadora do evento, recebeu como convidados os escritores Ana Paula Bergamasco, Carolina Estrella, Fábio Guolo, Luana Cupini e Marcos Bulzara.

Segundo a diretora da escola, Adriana Frony, o encontro contribuiu para o crescimento cultural dos estudantes, “foi uma oportunidade única para os alunos estarem em uma livraria daquele porte, todos ficaram fascinados”, relata a diretora. Para dar continuidade aos aprendizados os alunos estão escrevendo cartas que serão enviadas aos escritores e posteriormente respondidas, incentivando assim a leitura e a escrita.


O projeto "Ler Está Na Moda"
É centrado no desenvolvimento de atividade de incentivo à leitura de modo integrado e lúdico ao processo de entretenimento e aprendizagem, oferecendo diversas atividades, como bate-papos, palestras, coleta de livros, oficinas literárias, desfiles de livros e muito mais.

Responsáveis pelo projeto 

Gacy Simas - Educadora, escritora, diretora de eventos da ALB/DF - Academia de Letras do Brasil/DF
Janaina Rico - Escritora, roteirista, membro do Sindescritores/DF
Roberta Von Doellinger - Produtora cultural, membro do Sindescritores/DF
Fonte: GDF - Águas Claras

Nota do evento no Portal Cidadão - Administração Regional Águas Claras.

Ler está na moda
Informações | 08 de Agosto de 2011Gacy Simas, responsável pelo projeto “Ler está na moda”, irá realizar uma série de oficinas de incentivo a leitura nas escolas e creches da região
A Diretoria Social por meio da Gerência de Cultura da Administração Regional de Águas Claras, em parceria com Gacy Simas, responsável pelo projeto “Ler está na moda”, irá realizar uma série de oficinas de incentivo a leitura nas escolas e creches da região.

Dia 09/08 a escritora estará na Escola Classe Arniqueira trabalhando poesia. Na oportunidade será inaugurado um dos itens que fazem parte do projeto a “Estante Fashion”, onde os alunos terão a disposição 50 livros de literatura de autores nacionais.

No dia 16/08 as crianças da creche Lar Família Somar de Arniqueira irão participar de uma oficina de iniciação as artes e também receberão uma Estante Fashion.

A escritora irá participar também da inauguração da biblioteca do Centro de Ensino Infantil de Águas Claras no dia 23/08. Na ocasião ela realizará a leitura de livros nacionais para as crianças.

3 comentários:

  1. Maravihlha, heim! Foi uma honra fazer parte deste momento! Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Ahá!

    Eu participei desse encontro, foi liiindo!

    Parabens pelo post!

    Beijokas!

    Raphaela
    Equalize da Leitura

    ResponderExcluir